O brasileiro sempre foi apaixonado por café e disso ninguém duvida. Com o passar do tempo essa paixão foi crescendo e com isso, a demanda por cafeterias aumentou. As cafeterias hoje em dia se modernizaram e oferecem muito mais que um simples cafezinho.
A cafeteria hoje é um excelente negócio para quem gosta do ramo e deseja investir em algo. Mas para abrir um estabelecimento como uma cafeteria é preciso ter em mente alguns fatores, essenciais para que o negócio tenha sucesso. Conheça agora alguns passos para isso.
O primeiro passo para abrir uma cafeteria é escolher bem o local em que será estabelecida a sua cafeteria. Observe se esse local tem movimento suficiente para manter o estabelecimento. Pensando dessa forma, procure lugares como centro de cidades, galerias, shoppings, praias e outros.
Outra coisa importante é a estrutura do estabelecimento. É preciso que esteja em boas condições. Faça uma inspeção na área elétrica e na rede de esgoto para se certificar que esteja tudo em ordem. Se for preciso chame uma desentupidora em Moema ou um eletricista para resolver o problema antes da inauguração.
Um ambiente limpo atrai clientes, especialmente quando o assunto é café.
Para quem pensa em abrir uma cafeteria precisa também entender que vai precisar ter funcionários. Esses colaboradores são profissionais que vão trabalhar como atendente, caixa, auxiliar de cozinha, além de garçom, gerente, auxiliar de limpeza e cozinheiro.
A quantidade de funcionários vai depender do tamanho do ambiente e dos serviços oferecidos ali. No início é normal que o proprietário também participe em alguma dessas funções.
Para ter uma cafeteria é necessário ter alguns equipamentos importantes para o bom funcionamento das operações.
Alguns desses equipamentos são da área de cozinha como cafeteira, espremedor de frutas, filtro de água, micro-ondas, forno, fogão, geladeira, mesa, liquidificadores, moinho de café e outros.
Também é necessário alguns utensílios para a preparação e outros objetos como estufas, mesa de escritório, computador, mesas e cadeiras e outros.
Para uma cafeteria ter sucesso é preciso oferecer não apenas o cafezinho, mas também outros produtos como doces e salgados. Afinal de contas, o café cai bem com quase todo tipo de alimento.
Além disso, é importante oferecer alguns tipos de serviços como, por exemplo, a entrega em domicílio.
É preciso também obedecer algumas leis para este tipo de estabelecimento. É necessário providencias dois tipos de licença: de funcionamento e sanitária.
Também preciso seguir as leis com respeito à área de fumantes. Outra coisa que não pode ser esquecida é a acessibilidade a portadores de deficiência física. Outras leis podem ser vistas na Secretaria de Vigilância Sanitária do município.
As ações de marketing não devem ser deixadas para depois, pois quem não é visto não é lembrado. Toda cafeteria de sucesso já fez alguma campanha de propaganda em algum momento.
Se você também deseja atingir o sucesso, precisa investir na propaganda do seu negócio. Todo esse conjunto de fatores vai colocar a sua cafeteria onde você deseja, no topo.