Todos nós sabemos que comer alimentos “saudáveis” é bom para nossa saúde física e pode diminuir nosso risco de desenvolver diabetes, câncer, obesidade e doenças cardíacas.
O que não é tão conhecido é que comer alimentos saudáveis também é bom para nossa saúde mental e pode diminuir nosso risco de depressão e ansiedade.
Os distúrbios de saúde mental estão aumentando a uma taxa alarmante e as terapias e medicamentos custam muito dinheiro todos os anos.
Agora há evidências de que mudanças na dieta podem diminuir o desenvolvimento de problemas de saúde mental e aliviar esse fardo crescente. Para melhorar na cozinha, é importante conhecer os diferentes Modelos e Tipos de Fogão.
Recentemente, houve grandes avanços no tratamento da influência de certos alimentos no bem-estar psicológico. O aumento desses nutrientes pode não apenas aumentar o bem-estar pessoal, mas também diminuir o custo dos problemas de saúde mental em todo o mundo.
Uma forma de aumentar o bem-estar psicológico é abastecer as células cerebrais corretamente por meio dos carboidratos da alimentação.
Os carboidratos complexos são açúcares constituídos por grandes moléculas contidas na fibra e no amido.
Eles são encontrados em frutas, vegetais e grãos integrais e são benéficos para a saúde do cérebro, pois liberam glicose lentamente em nosso sistema. Isso ajuda a estabilizar nosso humor.
Os carboidratos simples encontrados em lanches e bebidas açucarados criam altos e baixos de açúcar que aumentam e diminuem rapidamente os sentimentos de felicidade e produzem um efeito negativo em nosso bem-estar psicológico.
Frequentemente, usamos esses tipos de alimentos açucarados para nos confortar quando estamos para baixo.
Mas isso pode criar uma resposta semelhante ao vício no cérebro, semelhante às drogas ilícitas que aumentam o humor a curto prazo, mas têm efeitos negativos a longo prazo.
Aumentar a ingestão de carboidratos complexos e diminuir bebidas e lanches açucarados pode ser o primeiro passo para aumentar a felicidade e o bem-estar.
A oxidação é um processo normal que nossas células realizam para funcionar. A oxidação produz energia para nosso corpo e cérebro. Infelizmente, esse processo também cria estresse oxidativo e mais disso acontece no cérebro do que em qualquer outra parte do corpo.
Produtos químicos que promovem a felicidade no cérebro, como dopamina e serotonina, são reduzidos devido à oxidação e isso pode contribuir para uma diminuição na saúde mental.
Os antioxidantes encontrados em alimentos de cores vivas, como frutas e vegetais, atuam como uma defesa contra o estresse oxidativo e a inflamação no cérebro e no corpo.
Os antioxidantes também reparam os danos oxidativos e eliminam os radicais livres que causam danos às células do cérebro. Comer mais alimentos ricos em antioxidantes pode aumentar os produtos químicos do bem-estar em nosso cérebro e melhorar o humor.
Omega 3 são ácidos graxos poliinsaturados que estão envolvidos no processo de conversão de alimentos em energia. Eles são importantes para a saúde do cérebro e para a comunicação de suas substâncias químicas para o bem-estar dopamina, serotonina e norepinefrina.
Os ácidos graxos ômega 3 são comumente encontrados em peixes oleosos, nozes, sementes, vegetais folhosos, ovos e em carnes alimentadas com capim.
Foi descoberto que o ômega 3 aumenta o funcionamento do cérebro, pode retardar a progressão da demência e melhorar os sintomas da depressão.
Os ômega 3 são nutrientes essenciais que não são produzidos prontamente pelo corpo e só podem ser encontrados nos alimentos que comemos; portanto, é fundamental incluirmos mais alimentos ricos em ômega 3 em nossa dieta diária.